quarta-feira, 7 de julho de 2010

Saudade


saudade (a-u)
s. f.1. Lembrança grata de pessoa ausente ou de alguma coisa de que nos vemos privados.
2. Pesar, mágoa que essa privação nos causa.

Uma palavra que só existe na língua Portuguesa, mas que vai muito além do significado no dicionário. A saudade acontece quando a gente revive as memórias guardadas, e sente uma certa nostalgia e um vazio no peito. Ausência de algo ou alguém pode causar esse aperto no peito, essa viagem pelas memórias antigas, esse pensamento distante.
Deve existir mesmo dois tipos de saudade: a saciável e a insaciável. Esta última é a pior, é uma saudade que jamais vai ser extinta, que durará pra sempre. Alguém que morreu e você nunca mais verá, dela só resta lembranças. Um momento especial também nunca retorna, nunca se repete; um sorriso uma vez visto e ele nunca mais será igual.

A saudade saciável chega a ser prazerosa, nada como ter certeza de que alguém voltará, e que o que você passou foi uma ausência temporária. Tipo, uma vírgula e não um ponto final. A melhor parte disso não é que você sabe que é provisório, mas o momento do reencontro e o famoso "matar as saudades". A saudade acumulada de 170 dias, e agora saciada com um abraço forte, com um desejo de consumir o outro, absorver e tornar um só corpo e um só coração.

A saudade nessa maneira se torna mais satisfatória em qualquer situação, mas ainda bem que existem as lembranças e memórias, se não existissem, ninguém teria ouvido falar em saudade.

2 comentários:

  1. Saudades... uma palavra que só existe no portugues, mas que é sntido na msma intensidade por todas as nações. Lindo maria

    ResponderExcluir